webphoto paginas do destino

27 de mar. de 2008

Mach 5

Shopping de SP expõe réplica do Mach 5
Em parceria com a Warner Bros., evento acontece no SP Market nos dias 29 e 30 março.Espaço contará ainda com a exposição de mais de 15 mil veículos em miniatura.
Do G1, em São Paulo
Divulgação
Speed Racer é o possante dirigido no filme que estréia no Brasil em maio. (Foto: Divulgação)
O Shopping SP Market, em São Paulo, em parceria com a Warner Bros. Picture, expõe neste sábado (29) e domingo (30) uma réplica do Mach 5, o carro pilotado por Speed Racer no filme de mesmo nome previsto para estrear nos cinemas brasileiros no dia 9 de maio. Baseado na série de anime criada nos anos 60 por Tatsuo Yoshida, a trama mostra a história do um jovem piloto, filho de um projetista de carros de corrida. A bordo da possante máquina, ele se torna um dos melhores pilotos de provas do mundo. Com mais de 5m de comprimento, quase 2m de largura e 1,12m de altura, o protótipo de 250 kg chegou desmontado ao Brasil, onde ganhou rodas, pneus, retrovisores, barbatanas e volante.


Divulgação
Foto do último encontro de colecionadores de carros em miniatura. (Foto: Divulgação)
Carros em miniatura
No mesmo final de semana, o shopping recebe o “11º Encontro Ri Happy de Colecionadores Hot Wheels”, que contará com mais de 15 mil veículos em miniatura de 25 diferentes expositores. Organizada pelo Clube Paulista de Colecionadores de Veículos em Miniatura, esta edição contará ainda com concurso de melhor exposição, campeonato de customização e corrida de miniaturas. Haverá também venda dos produtos expostos e gincanas com os participantes. Os dois eventos acontecem na Praça de Interligação do shopping das 10h às 22h. A entrada é franca.

GARRAFAS PET GIGANTE NO TIETÊ

Garrafas pet gigantes no Tietê poderão ser visitadas de barco
Instalação urbana 'Pets' envolve 20 esculturas às margens do rio.Obra integra mostra que também expõe vídeo de grafiteiro nos esgotos da capital.

Silvia Ribeiro Do G1, em São Paulo entre em contato

Assim como o lixo lançado ao Rio Tietê, garrafas pet gigantes invadirão a partir da noite de quarta-feira (26) as margens do rio entre as pontes do Limão e da Casa Verde. Muito além das galerias de arte, a instalação “Pets”, do artista plástico paulistano Eduardo Srur, atingirá mais de um milhão de pessoas por dia.As esculturas provocativas poderão ser vistas tanto por motoristas na Marginal Tietê, parados em congestionamentos, quanto de “dentro do próprio rio”. Um barco da organização não-governamental Navega SP levará os visitantes, a partir da próxima segunda-feira (31), a um passeio gratuito de uma hora. Estima-se que oito mil crianças de escolas estaduais conheçam a obra.

Um barco da ONG Navega SP levará os visitantes, a partir da próxima segunda (31), a um passeio gratuito de uma hora. Durante a noite, garrafas apresentam iluminação especial, clique para ver imagem (Foto: Patrícia Santos/AE)

Dada a escala gigante, as vinte garrafas feitas de vinil especial, de 10 metros de comprimento por três metros de diâmetro, podem ser vistas até de helicópteros e aviões. Após a exposição, do material serão feitas mochilas a serem doadas a crianças.

Suco gástrico
“Um dos objetivos é causar impacto e estranhamento em um número imenso de pessoas, para ver se isso dá algum retorno em termos de reflexão. O rio se tornou um cartão postal invertido da cidade”, diz o autor, que já espalhou caiaques no Rio Pinheiros em outra intervenção urbana.

Desta vez, sua obra integra a mostra “Quase Líquido”, com trabalhos de 14 artistas, em cartaz a partir de quinta-feira (27) até o final de maio no Itaú Cultural, na Avenida Paulista. A exposição discute a contradição entre a modernidade e os problemas de grandes cidades, como São Paulo. Na linha de “Pets”, o grafiteiro Zezão também enfocou o Tietê em seu trabalho. O vídeo “Suco Gástrico” registra a experiência do artista ao criar grafites nos esgotos e córregos da capital .

Rio invisível
O criador de “Pets” diz que pretende chamar a atenção para o poluído Tietê que, na sua avaliação, foi vital para a construção da cidade e acabou esquecido pela população. “Parece que o rio é invisível. As esculturas gigantes são uma tentativa de fazer essa reativação visual, que o público volte a enxergar.” À noite, as garrafas serão iluminadas. Como não havia rede elétrica no local, foram instalados postes e cabos subterrâneos na margem do rio. As luzes também provocam reflexão. “Quando escurece, o lixo some da nossa vista, mas continua lá. Com a iluminação, à noite, as garrafas não serão esquecidas.”
PETS (visitas de barco à obra) Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos domingos, às 14h (público em geral)Às quartas-feiras, às 10h e 14h (escolas – visita quinzenal)Agendamento com a ONG Navega SP - Tel. (11) 5094-4480 Grupos de 20 a 160 pessoas Visita gratuita

GUARULHOS

Guarulhos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A MELHOR DE TODAS...

Município de Guarulhos

Fundação
8 de dezembro de 1550
Gentílico guarulhense
Lema
Prefeito(a) elói pietá (pt)
Localização
23° 27' 46" S 46° 31' 58" O23° 27' 46" S 46° 31' 58" O
Estado São Paulo
Mesorregião Metropolitana de São Paulo
Microrregião Guarulhos
Região metropolitana São Paulo
Municípios limítrofes
Mairiporã, Nazaré Paulista (N), Santa Isabel (NE), Arujá, Itaquaquecetuba (L), São Paulo (S e O)
Distância até a capital 17
quilômetros
Características geográficas
Área
318,014 km²
População
1.283.253 hab. () - est. 2006
Densidade
4.035,2 hab./km²
Altitude
759 metros
Clima
subtropical Cfa
Fuso horário
UTC-3
Indicadores
IDH
0,798 médio PNUD/2000
PIB
R$ 21.615.314.549,00 IBGE/2005
PIB per capita
R$ 25.574,48 IBGE/2005
Guarulhos é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na região metropolitana da capital (Grande São Paulo). É o segundo maior município paulista em população.
Índice[
esconder]
1 Introdução
1.1 Origem do nome
2 História
2.1 Relevo
2.2 Altitudes
2.3 Clima
2.4 Vegetação
2.5 Cultura
3 Geografia
3.1 Rodovias
3.2 Principais avenidas
3.3 Demografia
3.4 Etnias
4 Comércio
5 Parques e praças
6 Educação
6.1 Ensino superior
7 Comunicação
7.1 Telefonia fixa e móvel
8 Ver também
9 Ligações externas
//

Introdução
Teve sua origem em
8 de dezembro de 1560, como um elemento de defesa por se temer um ataque Tamoio ao povoado de São Paulo.
Dessa forma por fazer divisa com a capital paulista, tendo como limites os rios
Tietê a leste e Cabuçu ao norte, era um ponto estratégico. Na mesma época que se fundava Guarulhos, nascia também a vila São Miguel,com o mesmo propósito, vila esta conhecida hoje como Bairro São Miguel Paulista.
Foi elevada a categoria de município em
1880, quando se emancipou de São Paulo, com o nome de Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, e adotou o nome atual pela Lei nº 1.021, de 6 de novembro de 1906.

Origem do nome
Segundo alguns o nome da cidade decorre dos
indígenas que habitavam a região. O aldeamento dos índios Guaru da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi. Guaru significa "índio barrigudo" ou "Peixe Barrigudo", porém recentes estudos indicam que os índios que habitavam a região eram na verdade "Maromomis" do tronco linguístico "Gê".
História
Com a denominação de
Nossa Senhora da Conceição é fundado em 8 de dezembro de 1560 o aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre Jesuítas Manuel de Paiva.
Seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro. As minas foram descobertas em
1590 por Afonso Sardinha, localizada na atual região do Bairro dos Lavras, cujas antigas denominações eram Serra de Jaguamimbaba, Mantiqueira e Lavras-Velhas-do-Geraldo.
Podemos nos basear pelo seguinte texto: - Por volta de
1750, existiam mineiros extraindo ouro nas "Lavras Velhas do Geraldo". É possível que este tenha sido o período de maior atividade, tendo-se esgotado com ela as referidas lavras (...). Aquelas "Lavras Velhas do Geraldo", hoje podem ser vistas na margem direita da estrada que se dirige de Cumbica para Nazaré. “A parte mais lavrada do terreno acha-se no ângulo formado pela estrada que ali se bifurca, um rumo em direção a Nazaré, e outro para Bom Sucesso”. (Ferreira, 1958)
Houve pelo menos seis lavras em território guarulhense que se localizam em pontos diferentes de uma vasta área, compreendendo algumas dezenas de quilômetros quadrados, onde se acham os bairros de Lavras, Catas Velhas, Monjolo de Ferro (esta deve ter sido a chamada 'Lavras Velhas do Geraldo'), Campo dos Ouros, Bananal e Tanque Grande (Noronha & Romão,
1980).
Entre os séculos
XVII e XVIII notamos momentos de grande interesse por Guarulhos, haja vista a quantidade de número de ordens estabelecendo as sesmarias (responsáveis pela ocupação e assentamentos na época do Brasil Colônia) expedidas para a região.
Os sesmeiros se dedicaram à
agricultura e à mineração e, como atividade de apoio, criavam gado vacum e cavalar. Ressaltamos que os engenhos de açúcar que se iniciaram nos anos seiscentistas estenderam-se até o início do século XX, com a produção de álcool e aguardente. A agricultura da região possivelmente sofreu com o clima úmido e frio que acarretou ferrugem ao trigo, mosaico à cana e curuquerê ao algodão.
Segundo o tombamento das propriedades rurais da Capitania de São Paulo de 1817, registraram-se 183
escravos na freguesia da Conceição dos Guarulhos, pertencentes a 28 lavradores das seguintes áreas: Bom Jesus, Bom Sucesso, Guavirotuba, Itaverava, Lavras, Pirucaia, São Gonçalo, São Miguel (Pimentas) e Varados.
Em
2 de outubro de 1845, chega a Conceição dos Guarulhos, memorando expedido pelo Palácio do Governo ordenando o cumprimento da circular de 2 de outubro de 1845, que estipulava o contrato de locação dos serviços prestados pelos índios.
O trabalho escravo negro (de origem sudanesa, denominados Gegês) foi utilizado em larga escala. Com o advento da paralisação da mineração do ouro, muitos negros acompanharam seus senhores na debanda que marcou a decadência do povoado - fim do
ciclo do ouro.
Em
3 de fevereiro de 1883 chegou via correio um quilo de sementes de trigo arroz destinadas aos lavradores de Guarulhos, oriundas da Província.
Após a
Lei Áurea (1888) escasseou-se a mão-de-obra e tornou-se mais difícil o processo de retalhamento das antigas sesmarias que, apesar das dificuldades, se manteve ininterrupto surgindo os "cercamentos" como linha divisória.
A emancipação de Guarulhos como município separado de São Paulo ocorreu em
24 de março de 1880, quando foi assinada a lei provincial nº 34.
Em
30 de maio de 1901 foi publicada a súmula da produção do Município, onde encontramos registrado a produção de aguardente (trinta engenhos), de arroz (doze propriedades), de café (quatro propriedades), de feijão (duzentas propriedades), de milho (duzentas propriedades), de tabaco (uma propriedade), de carvão (dez propriedades), de vinho (duas propriedades), além da criação de gado: cavalar (trezentas cabeças), caprinos (vinte cabeças), suínos (cem cabeças), bovinos (trezentas cabeças) e cinco produtores na área de apicultura.
No final do
século XIX, discutiu-se na Câmara Municipal a necessidade da região ser servida pela estrada de ferro. A justificativa recaia às riquezas dos recursos naturais da região, mais especificamente à produção de madeira e pedra, além da produção de tijolos, dado o grande número de olarias em funcionamento, sendo que toda a produção estava direcionada às crescentes edificações da capital, justificando então a implantação do ramal ferroviário que se efetivou somente em 1915, com a inauguração do Ramal Guapyra - Guarulhos, o trem da Cantareira.
Foram cinco as estações em território guarulhense: Vila Galvão, Torres Tibaji, Gopoúva, Vila Augusta e Guarulhos, além do prolongamento até à Base Aérea em Cumbica.
O início do
século XX foi marcado pela chegada: da Estrada de Ferro, da energia elétrica (Light & Power), dos pedidos para instalação da rede telefônica, licenças para implantação de indústrias de atividades comerciais e dos serviços de transporte de passageiros.
Na
anos 30 foram marcados pelos atos de Intervenção Federal, Constituição da Junta Governativa de Guarulhos e pelo Movimento Constitucionalista. (Reflexos da Revolução de 30 - fim da República).
Em
1940 foi inaugurada a Biblioteca Pública Municipal em 1941 o primeiro Centro de Saúde da cidade e dez anos após inaugurou-se a Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos. E nessa década chegaram ao Município indústrias do setor elétrico, metalúrgico, plástico, alimentício, borracha, calçados, peças para automóveis, relógios e couros.
Em
1958 foi constituída pela associação de rotarianos da cidade.
Em
1963 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Guarulhos, hoje, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos.

Relevo
O relevo guarulhense encontra-se sob o domínio do Planalto Atlântico, onde podemos verificar os seguintes tipos de relevo: várzeas, planícies aluviais, colinas, morros e serras. A Serra da Cantareira estende-se ao longo dos limites com
Mairiporã, Nazaré Paulista e Santa Isabel, com nomes locais de Serra da Pirucaia, do Bananal, de Itaberaba ou Gil.

O mirante do bairro Parque Continental é um dos pontos mais altos de Guarulhos.

Altitudes
Altitude máxima : 1.438 metros - Pico do Gil (Serra de Itaberaba)
Altitude média : 759 metros
Altitude mínima : 660 metros que fica localizada na Foz do Ribeirão Jaguarí, com o Rio Jaguarí nas divisas de Guarulhos, Santa Isabel e Arujá.
Altitude da sede: 773,14 metros
Marco zero : Praça Teresa Cristina

Clima
O município de Guarulhos apresenta um
clima subtropical úmido, com temperatura média anual de entre 17º e 21º graus centígrados, geada em alguns lugares no inverno, umidade relativa do ar média anual de 81,1, precipitação pluviométrica anual média de 1470 mm e ventos dominantes SE - NO - E - O. (dados cedidos pelo Ministério da Aeronáutica - Divisão de Meteorologia).

Vegetação
Por sua condição geográfica e climática, Guarulhos apresentava uma cobertura vegetal primitiva nativa representada pela
Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira e, pela Mata Planaltina ou de Transição. Com a expansão populacional e industrial essa cobertura sofreu grande desgaste.

Cultura
A cidade conta com teatros como o Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).
A maior revelação da música de Guarulhos até os dias de hoje é o grupo de rock
Mamonas Assassinas. E a cidade conta ainda com orquestras como Orquestra Sinfonica Jovem Municipal e Orquestra de Câmara de Guarulhos.

Rodovias
Rodovia Presidente Dutra (BR-116)
Rodovia Fernão Dias (BR-381)
Rodovia Ayrton Senna (SP-70)
Rodovia Helio Smidt (SP-19/BR-610)
Rodovia Juvenal Ponciano de Camargo "Estrada Guarulhos-Nazaré" (SP-36)

Principais avenidas
Av. Guarulhos que liga o Centro a divisa de
São Paulo (Penha)
Av. Dr. Timóteo Penteado que liga o Centro até o bairro de Vila Galvão indo até a divisa de São Paulo (Vila Nilo) e Rodovia Fernão Dias.
Av. Tiradentes que liga o Centro até a Av. Octávio Braga de Mesquita no bairro de Vila Barros.
Av. Brigadeiro Faria Lima que liga o bairro do Bom Clima ao bairro Cocaia.
Estr. Presidente
Juscelino Kubistchek de Oliveira que liga os bairros de Bonsucesso e Pimentas indo até a divisa de São Paulo (Jardim Helena).
Av. Papa João Paulo I que liga o bairro de Cumbica à Bonsucesso indo até a divisa com
Arujá.
Av. Santos Dumont que liga o bairro de Cumbica até a divisa com
São Paulo (Ermelino Matarazzo).
Av. Monteiro Lobato liga o bairro de
Cumbica até o Centro.
Av. Emilio Ribas liga o Centro à Vila Galvão.
Av. Salgado Filho que liga o Centro à Vila Rio de Janeiro
Av. Octávio Braga de Mesquita que liga o bairro do Macedo até o bairro do Taboão.
Av. Jamil João Zarif que liga o bairro do Taboão até o Conj. Haroldo Veloso.
Marginal Baquirivu que liga a Av.
Monteiro Lobato (CECAP) à Av. Jamil João Zarif (Taboão)
Anel Viário que liga Vila Galvão até o Parque CECAP, engloba a Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco e parte da Av. Guarulhos. Esta via foi construída por onde passava a
E.F. Sorocabana (Ramal Guarulhos) conhecida como "Trenzinho da Cantareira".
Estrada do Cabuçu que liga Vila Galvão ao o bairro do
Cabuçu, e adiante ao bairro do Taboão onde recebe outras denominações: Av. Pedro de Sousa Lopes, Estrada David Correa, Av. Palmira Rossi, Estrada do Recreio, Estrada Ana Diniz.
Estrada do Tanque Grande liga o bairro do Jardim São João até a divisa com Mairiporã. Recebe a denominação de Estrada do Saboó.
Av. Silvestre Pires de Freitas(eu moro nessa avenida) liga o bairro do Taboão até o bairro do Cabuçu. Esta via continua a partir da Estrada do Recreio com a denominação de Estrada dos Veigas até a divisa com o município de Mairiporã.
Estrada do Itaim que liga o distrito de
Pimentas até a cidade de São Paulo no distrito de Jardim Helena.

Demografia
População por distritos (não se possuí os dados do bairro Jardim Leda, no qual são localizadas as escolas E.E.P.G. Clarice Lispector e a E.E.P.S.G. Ennio Chiesa usadas como ponto de referência).
Pimentas: 133.611
Cumbica: 88.384
Bonsucesso: 68.762
Vila Carmela: (sem número específico)
Taboão: 66.037 (eu moro nesse bairro)
São João: 64.734
Cabuçu: 59.675
Jardim Presidente Dutra: 46.193
Picanço: 43.715
Vila Rio de Janeiro: 35.944
Morros: 33.239
Vila Galvão: 29.286
Gopoúva: 27.377
Cocaia: 23.791
Bananal: 23.383
Vila Barros: 22.934
Itaim: 22.513
Vila Augusta: 21.266
Torres Tibagi: 20.581
Bela Vista: 20.473
Itapegica: 19.903
Ponte Grande: 18.844
Macedo: 18.369
Jardim Vila Galvão: 17.343
Centro: 17.320
Vila Fátima: 16.472
Parque Cecap: 13.750
Paraventi: 12.420
Bom Clima: 12.331
Fortaleza: 9.295
Lavras: 8.881
Invernada: 8.594
Monte Carmelo: 7.577
Água Chata: 6.852
Mato das Cobras: 6.636
Tranqüilidade: 6.590
Maia: 5.801
Sadokim: 3.829
Aracília: 2.649
Várzea do Palácio: 2.158
São Roque: 1.600
Água Azul: 1.589
Aeroporto: 1.137
Morro Grande: 341
Capelinha: 185
Tanque Grande: 168
Cabuçu de Cima: 92
Porto da Igreja: 91
Fonte: IBGE - Censo 2000
População Total: 1.272.717
Urbana: 1.049.668
Rural: 23.049
Homens: 527.487
Mulheres: 545.230
Densidade Demográfica (hab./km²): 10057,48
Mortalidade Infantil até 1 ano (por mil) 12,46
Expectativa de vida (anos): 73,2
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 1,88
Taxa de Alfabetização: 98,70%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,823
IDH-M Renda: 0,748
IDH-M Longevidade: 42854
IDH-M Educação:8/8325
(Fonte:
IPEADATA)

Etnias
Cor/Raça
Porcentagem
Branca
70,6%
Negra
5,0%
Parda
21,9%
Amarela
1,7%
Indigena
0,8%
Fonte: Censo 2000 (creio que isso é mentira)

Comércio
Com um diversificado setor comercial a cidade apresenta quatro grandes centros de compras.
O
Shopping Internacional (o maior shopping da América Latina, com mais de 300 lojas e 15 salas de cinema) localizado próximo a Dutra;
O recente
Shopping Bonsucesso, localizado próximo a Dutra, contudo no extremo leste da cidade, com mais de 140 lojas se apresenta como sendo o segundo centro de compras da cidade;
Poli Shopping, com mais de 60 lojas está localizado na região central da cidade, onde dispõe da localização como diferencial perante os outros;
A cidade também conta com o chamado Aeroshopping, uma vez que o próprio aeroporto transformou-se em um grande centro de compras.
Contudo há diversos mini shoppings espalhados pelo Centro, pelo
Bairro do Cecap e Presidente Dutra. Na área de autoshoppings a cidade dispõe de um representante, o Autoshopping recém inaugurado na margem oposta da Dutra (quando comparado ao Internacional Shopping).

Parques e praças
Existe na cidade a reserva estadual da cantareira ou
Parque Estadual Cantareira (Núcleo Cabuçú) com 2.550 ha., a fazenda de Itaverava, algumas áreas localizadas na Tapera Grande, além de pequenos redutos de Mata existentes na cidade, Bosque Maia, Parque Fracalanza, Aeroporto Internacional, entre outros, preservados pela Legislação de Proteção Permanente.
O
Horto Florestal de Guarulhos é uma parte da área total que é classificada como Reserva Biológica, também considerado como área de preservação permanente, foi criado para atender as seguintes finalidades:
Multiplicação de espécies vegetais, arbustivas e de forração,
Preservação da Fauna e da Flora,
Implantação de Reserva Biológica, destinada à preservação dos recursos naturais, pesquisas e educação ambiental.
. parque chico mendes na região dos pimentas localizado na av jose miguel ackel

Educação

Ensino superior
A cidade de Guarulhos conta com universidades como a
Universidade Guarulhos (UnG; que originou-se dos Centros Integrados de Ensino Superior Farias Brito, fundado em 1970.), Unimesp (originária das Faculdades Integradas de Guarulhos, fundada em 1969.) e, a partir de 2007, o Campus de Filosofia e Ciências Humanas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a Faculdade de Tecnologia de Guarulhos FATEC. Além disso a cidade conta com as seguintes Instituições de Ensino Superior Faculdades Integradas Torricelli, Eniac, ESPA-Escola Superior Paulista de Administração (Faculdade de Negócios de Guarulhos) , Idepe, Facig e FaG - Faculdades de Guarulhos, além de contar com um unidade semi-presencial da Universidade Metodista de São Paulo (localizada nas dependências do Shopping Bonsucesso) e uma Unidade Descentralizada de Ensino do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo). No CEFET de Guarulhos ministra-se cursos técnicos nas areas de informática e automação e com previsão de que no 2º semestre de 2008 se inicie o curso de nível superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Comunicação
Telefonia fixa e móvel
Em 1960 foi criada a
Companhia Telefônica de Guarulhos (CTG), numa tentativa de substituir os obsoletos 120 telefones manuais que eram operados pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB).
Em 1962 a CTG operava dois mil terminais telefônicos automáticos, com o prefixo 49. Quando da criação do sistema
Telebrás, em 1974 a Telesp adquiriu a CTG, então com sete mil terminais, com a condição de que todas as chamadas telefônicas entre os dois municípios fossem consideradas chamadas locais. Na ocasião o prefixo 49 foi alterado para 209 que em 2003 foi alterado novamente para 6409. O número de terminais aumentou para 20.000 em 1977.
Sob a administração da
Telesp e, posteriormente, da Telefônica, foram criados novos centros telefônicos, além do que já operava no centro da cidade: Ponte Grande, Picanço, Mesquita, Cumbica, Nazaré, Nova Bonsucesso, Parque Continental. Atualmente, mais de trezentos mil telefones servem Guarulhos.
( ESPERO QUE ISSO MATE A CURIOSIDADE SOBRE GUARULHOS )

igrejas próximas as estações metro de são paulo

interessante esse, link de metro de são paulo, (http://www.metro.sp.gov.br/diversos/busca/listapor.asp)

mostra igrejas de religiões diversas ao redor das estações de metro, achei interessante as da estação liberdade...

manter ou apagar o blog

Marcadores

Marcadores

Powered By Blogger