webphoto paginas do destino

25 de mar. de 2008

adornos do brasil

Amigos,segue abaixo a origem da familia Adorno no Brasil, somos os primeiros Italianos a migrar para o Brasil,"Fundação de São Vicente 1531".
Atenciosamente,whert adorno...
De linguagem nobre, Paolo, Francesco e Giuseppe Adorno assumiram papel fundamental na história que, mais tarde, seria escrita nos livros. em se tratando de "fazer a América", poucos como eles mostraram tanto empenho.
Giuseppe tornou-se o interlocutor predileto dos jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega. os três perdiam horas falando dos clásicos literários em latim e italiano. A Divina Comédia também foi um grande companheiro de Brás Cubas, Pascoal Fernandes e outros, com os quais participou da fundação da cidade de Santos. Mais tarde também teria presença marcante na fundação do Rio de Janeiro. Homem rico, Giuseppe tornou-se uma das figuras mais abastadas de São Vicente e Santos. Anchieta refere-se a ele várias vezes em suas cartas, destacando, além dos laços de amizade, a grande contribuição do fidalgo como construtor de igrejas, conventos e engenhos de açúcar. Lutou contra os índios e participou da guerra contra Villegagnon, na baía da Guanabara, ajudando a desfazer o sonho dos franceses de implantar a "França Antártica" na nova terra. Giuseppe morreu no Brasil com mais de 100 anos de idade, lúcido, como descreve Frei Gaspar da Madre de Deus, no livro Memórias para a história de São Vicente, de 1797.
como Paolo Adorno, que desposou Felipa Álvares, filha de Diogo Álvares, o legendário Caramuru. Foi o primeiro cruzamento, de que se tem notícia, de sangue italiano com o indígina. Mais tarde tornou-se um dos mais eficientes aliados de Mém de Sá e Estácio de Sá, tendo participado de várias guerras contra os nativos.
O terceiro nobre da família Adorno, Francesco, também teve grande destaque. Construiu um grande engenho de açúcar e nele trabalhou arduamente, até 1572, quando foi para Portugal.
Navegadores, comerciantes, heróis da nova civilização. Alguns tiveram seus nomes registrados pela história. Outros, entretanto, permaneceram no limbo do anonimato eterno. Cada qual, porém, contribuiu como agente social no processo histórico de expansão da cultura ocidental nessa parte do hemisfério.

Nenhum comentário:

manter ou apagar o blog

Marcadores

Marcadores

Powered By Blogger